MINUTOS DE SABEDORIA

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Azul ou Vermelho? Qual é o mais bonito?

História: Azul ou Vermelho? Qual é o mais bonito?
Tema: Respeito e amor à família. Respeito às diferenças. Obediência. Perdão.


Num dia ensolarado de verão na casa da Família Aquarela o clima estava muito escuro. O Vermelhinho estava roxo de raiva tudo porque seu irmão Azulzinho disse que ele não era bonito e que o único bonito era ele.

O Vermelhinho ficou tão bravo mas tão bravo que começou a quebrar e a jogar tudo o que encontrava pela frente. Copos, cadeira, rádio... tudo, tudo, tudinho. Não contente começou a brigar com o Azulzinho e dizia:

- Eu não sou feio. Feio é você.... seu... seu... cor de sabão em pó.
- Você que é horroroso. Você é tão, tão, tão vermelho como um tomate.

E a discussão continuava um querendo levar vantagem sobre o outro. As ofenças não paravam.

Até que a dona Branca, mãe dos garotos, ouviu todo aquele barulho e foi ver o que acontecia.
- Meus filhos parem já com essa discussão! Disse dona Branca. O que está acontecendo aqui? Por que essa briga?

- Foi ele quem começou, mamãe disse o Azulzinho.
- Mentira, mãe. Foi o Azulzinho quem disse que eu sou feio. Mãe a senhora acha que sou feio? Perguntou o Vermelhinho chorando.

Dona Branca se encheu de ternura, abraçou o Vermelhinho e disse-lhe:
- Meu querido, claro que você não é feio. Você colore os morangos. O coração tem a sua cor. Você está presente também no nariz do palhaço. Vemos você também nas flores. Essas coisas tão maravilhosas são feias? Claro que não e você dá a elas um brilho todo especial.

O Vermelhinho se recuperou da tristeza, sorriu e disse para dona Branca:
- Mamãe eu te amo e abraçou a dona Branca mais forte ainda.

Dona Branca muito justa chamou a atenção do Azulzinho e queria saber por que ele ofendeu seu irmão.

O Azulzinho não soube responder e dona Branca disse:
- Azulzinho, todos somos diferentes mas a nossa diferença é que nos faz importantes e valiosos no mundo.
O que seria do Laranjinha se não existisse o Vermelhinho e o Amarelinho?
E o que seria do Verdinho se você e o Amarelinho não se unissem para formá-lo?

O Azulzinho ficou vermelho de vergonha e entendeu que as diferenças das cores, gostos e opiniões é que faz o mundo mais bonito.

- Mamãe me desculpe. Eu não entendia assim.
Dona Branca justa mas muito amorosa abraçou seu filhinho que mudou o pensamento e o modo de ver as coisas.

- Eu te amo filhinho cor de céu mas você deve pedir algo ao seu irmão Vermelhinho.
- O que mamãe? perguntou o garoto azul.
- Quando a gente faz algo errado e reconhece que errou o que devemos fazer com a pessoa que prejudicamos?

Azulzinho, muito esperto, pensou, pensou e disse com jeito maroto:
- Devemos pedir um chocolate?
- Não, menino!!! Desculpas. Devemos pedir desculpas. Disse dona Branca meio brava.

Azulzinho novamente se envergonhou e disse ao irmão:
- Vermelhinho, me desculpe por ter te magoado pois eu não entendia que todos temos um lugar no mundo mesmo sendo diferentes. Me perdoa ?
- Sim irmão, responde Vermelhinho emocionado e os 2 se abraçam.

Dona Branca não esqueceu que o Vermelhinho quebrou um monte de coisa enquanto estava nervoso e disse-lhe:

- Vermelhinho, você quebrou um monte de coisas, você acha isso certo? Seu pai trabalha o dia inteiro pra trazer dinheiro e eu trabalho também todo dia para deixar a casa arrumada e você quebra tudo. Isso é certo, Vermelhinho?

Não, mamãe. Eu errei. Não farei mais isso.

- E agora? dona Branca perguntou – o que fazemos com essa bagunça?
Vamos, pegue a vassoura e a pazinha e vai limpar e arrumar toda essa bagunça – ordenou dona Branca.

- Sim, mamãe, respondeu o Vermelhinho que estava vermelho de vergonha de ter quebrado tanta coisa e começou a limpar a bagunça.
- Deixa que eu te ajudo, irmão, falou o Azulzinho, pegando o saco de lixo e ajudando a por ordem na casa.

Dona branca feliz com a renovação dos filhinhos se juntou a eles e os abraçou forte.
Bem, agora que já estamos todos bem e a casa voltou a ficar limpinha que tal fazermos um bolo pra comermos com guaraná?

Oba!!!, gritaram os meninos felizes!

Podemos ajudar, mamãe?

Claro, claro! Dona Branca concondou.
Vermelhinho trouxe o leite enquanto o Azulzinho pegava os ovos. Dona Branca misturava tudo junto com a farinha e a manteiga depois levou a massa ao forno.

E quando o bolo ficou pronto todos se sentaram à mesa felizes para comemorar a alegria da familia comendo um delicioso bolo com guaraná.

Até eu fiquei com vontade de comer esse bolinho!



Autor: Douglas Renato - http://alvoradacrista.blogspot.com/
(douglasrenato@yahoo.com)



.

0 comentários: