MINUTOS DE SABEDORIA

sábado, 7 de maio de 2011

História: Achados, perdidos e devolvidos.

História: Achados, perdidos e devolvidos.
Tema: Dai a César o que é de César. Justiça. Honestidade. Fazer ao outro o que se deseja que o outro lhe faça.

Seu Carlos era um homem muito honesto e trabalhador. Ele era o pai de Marina uma garotinha de 6 anos. Eles gostavam muito de passear juntos sempre que era possível. De trem, de ônibus, de bicicleta, à pé. Marina adorava esses dias preciosos que tinha com o pai que sempre lhe comprava chocolate, lanche e refrigerante.

Um dia eles resolveram passear de ônibus e foram pegar o “busão”. Seu Carlos foi pagou a passagem quando percebeu que o cobrador errou ao dar o troco.

- Seu cobrador, o troco está errado.

- Mas eu não dei a menos, não senhor.

- Não foi a menos. Você me deu mais dinheiro que eu mereço de troco. Tome, aqui está a diferença.

- Poxa, obrigado, senhor. Se o senhor não fosse honesto eu não teria como pagar com meu dinheiro por esse meu engano.

Marina, muito observadora, perguntou após se sentarem:

- Pai, por que o senhor devolveu o dinheiro para o cobrador?

- Porque ele se enganou, Marina.

- Mas se o senhor ficasse com o dinheiro não seria melhor, papai?

- Melhor pra quem, Marina?

- Pro senhor, papai.

- Não, querida. Não seria melhor pra mim nem pra ele. Se eu ficasse com o dinheiro eu não seria honesto e o cobrador teria que pagar essa diferença do próprio bolso. Não seria correto isso, Marina.

E o passeio continou. O dia estava ensolarado, daqueles bem bonitos e cheio de alegria.

Ao descerem do ônibus Marina viu que outra garotinha deixou cair sua bonequinha e a pegou.

- Olha papai, uma bonequinha linda, linda. Vou ficar com ela.

- Ela é sua, Marina?

- Não papai, ela acabou de cair da bolsinha da menina lá de frente que não a viu cair.

- Então ela não é sua, Marina.


- Bem, acho que não. Não, não é minha não, papai.

- As coisas que não nos pertencem tem algum dono, Marina. No caso dessa bonequinha quem é a dona dela?

- A menina lá da frente, papai.

- Então o que você acha que devemos fazer?

- Ficar com a boneca, papai. Ela é tão linda.

- Se você perdesse sua boneca favorita você ficaria triste ou feliz, filha?

- Triste, papai.

- E como você acha que vai ficar a menina lá da frente quando descobrir que perdeu sua bonequinha?

- Triste, papai.

- E se ela re-encontrasse a sua bonequinha, como ela ficaria?

- Feliz, papai. Eu também ficaria feliz se eu re-encontrasse uma coisa que eu havia perdido. Então vamos devolver a boneca à sua verdadeira dona, papai.

- Isso mesmo, querida. Vamos chamá-la e devolver o que é dela.

Que dia feliz. Que bom estar pai e filha juntos. Marina devolveu a boneca para a menininha que ficou muito alegre e lhe deu um abraço e um chocolate de agradecimento.

Marina gostava muito do seu pai e nesse dia percebeu que ele era ainda melhor do que ela imaginava. Ia toda feliz comendo seu chocolate segurando-o com uma mão enquanto a outra mão se agarrava ao seu pai. Ela ia pensando, ela ia orando: “Obrigada, querido Deus, por mais um dia feliz e por me ensinar a ser honesta”.