MINUTOS DE SABEDORIA

sábado, 26 de setembro de 2009

Gincana dos sentidos

Gincana dos sentidos
Tema: Corpo, dádiva divina. Agradecimento à Deus.

Separar as crianças em 2 ou mais grupos dependendo da quantidade de crianças que estejam presentes.

Apresentar às crianças que iremos aprender brincando de "o que é, o que é"

Iremos experimentar os 5 sentidos: tato, paladar, olfato, audição e visão.

Escolher uma criança de cada equipe para cada sentido a ser experimentado.

Para os sentidos tato, paladar, olfato e audição vamos vendar os olhos das crianças escolhidas. A visão será experimentada por último.

A criança com os olhos vendados usando seus sentidos deve adivinhar o objeto que está sendo apresentado.


Tato

Explicar para todas as crianças o que é o tato. Dizer que o órgão correspondente ao tato é todo o nosso corpo especialmente as mãos.

Pegar o objeto e entregar para a criança manusear. A criança tateia o objeto e diz o que é. Se a criança errar a sua equipe não marca pontos. Se acertar qual é o objeto a sua equipe marca 1 ponto.

Escolher outras 2 crianças para experenciar outro sentido. Pode-se ter algum objeto morno ou frio. Áspero ou liso.

Paladar

Explicar para todas as crianças o que é o paladar. Dizer que o órgão correspondente ao paladar é a língua.

Pegar o objeto (Guloseima doce, salgada, azeda, etc. Pode ser bala, chocolate, salgadinho, etc) e colocar na boca da criança para degustação. A criança degusta a guloseima e diz o que é. Se a criança errar a sua equipe não marca pontos. Se acertar qual é a guloseima a sua equipe marca 1 ponto.

Escolher outras 2 crianças para experenciar outro sentido.

Olfato

Explicar para todas as crianças o que é o olfato. Dizer que o órgão correspondente ao olfato é o nariz.

Pegar o objeto (arruda, alho, canela, cravo, café, hortelã, sabonete, etc. Ou seja, produtos que exalam cheiro e que sejam do dia-a-dia da criança) e colocar próximo do nariz da criança. A criança não pode pegar o objeto. A criança cheira o objeto e diz o que é. Se a criança errar a sua equipe não marca pontos. Se acertar qual é o objeto a sua equipe marca 1 ponto.

Escolher outras 2 crianças para experenciar outro sentido.

Audição

Explicar para todas as crianças o que é a audição. Dizer que os órgãos correspondentes à audição são os olvidos.

Pegar o objeto (pandeiro, cochalho, apito, flauta, caixa de fósforos, bater palmas, bater na porta, etc) e fazer o barulho com o objeto escolhido. A criança ouve o som do objeto e diz o que é. Se a criança errar a sua equipe não marca pontos. Se acertar qual é o objeto a sua equipe marca 1 ponto.

Escolher outras 2 crianças para experenciar outro sentido.

Visão

Explicar para todas as crianças o que é a visão. Dizer que os órgãos correspondentes à visão são os olhos.


Visão - Opção 1:

Para experimentar esse sentido usaremos 3 figuras de um mesmo tema. Cada uma das figuras terá uma definição diferente. Será exibida para a criança primeiro a imagem com resolução ruim onde a identificação do tema é muito difícil. A criança tenta adivinhar o que é. Depois a imagem com resolução média e por último é apresentada a imagem perfeita onde é possível claramente identificar qual é o tema exibido.

Por exemplo. Uma mesma imagem de Jesus com 3 resoluções. Uma imagem ruim, outra média e outra perfeita. A cada troca da figura a criança é questionada a responder o que é que está sendo exibido na figura.

Visão - Opção 2:

Jogo dos 7 erros. Ou jogo das diferenças.

Serão apresentadas 2 imagens. Uma dessas imagens tem algumas diferenças em relação à outra. A criança ou a equipe deve descobrir quais diferenças são essas. A criança ou a equipe que descobrir primeiro todas as diferenças ganha um ponto.

Visão - Opção 3:

Esconde esconde.

Um ou alguns objetos são escondidos na sala. A criança ou a equipe deve procurar os objetos. A criança ou a equipe que encontrar todos ou a maioria dos objetos marca 1 ponto.


Antes de ser apresentada a equipe vencedora é explicado para as crianças a importância dos nossos sentidos. Que a finalidade deles é perceber, experimentar e conhecer o mundo e mostrar como Deus é bom em nos fazer com todos os sentidos funcionando e que devemos agradecer à Deus pelo corpo perfeito.

Depois é apresentada a equipe vencedora com distribuição de prêmios ou não.


0 comentários: