MINUTOS DE SABEDORIA

domingo, 6 de junho de 2010

Jogo no campinho

História: Jogo no campinho
Tema: Amizade. Perdão. Obediencia aos pais.

Ronaldinho tinha uma bola de futebol e sempre ia ao campinho jogar com os amigos.
Sempre que jogava ele pensava ser um jogador de um grande time, um verdadeiro craque de bola daqueles que aparecem na TV e nas revistas.
Seus amigos de jogo eram o Sujinho, Dentinho e o Xulé.
O Sujinho não gostava de tomar banho e dava o maior trabalho para sua mãe.
O Dentinho usava aparelho nos dentes. A boca dele brilhava como pedras preciosas.
O Xulé, bem vocês já devem imaginar porque ele era tratado assim.
Um dia os quatro estavam jogando no campinho quando de repente o Xulé fez uma falta no Ronaldinho que caiu no chão.
O Xulé se desculpou com o amigo mas o Ronaldinho ficou muito zangado e disse:
- Você me machucou seu pé fedido!
- Me descupe Ronaldinho. Foi sem querer.
- Não desculpo nada. Você nunca mais joga comigo.
Ronaldinho pegou sua bola e foi pra casa. O jogo acabou. O menino estava muito chateado.
Os três meninos ficaram no campinho tristes com a reação do Ronaldinho.
- Poxa pessoal, o Ronaldinho não aceitou minhas desculpas. Xulé disse.
- É, ele ficou muito bravo. Disse o Dentinho.
- E agora? Ficamos sem brincar e sem nosso amigo. Sujinho falou.
Chegando em casa dona Ronalda viu o menino que estava roxo de raiva e perguntou:
- Filho querido, o que aconteceu pra você estar tão zangado?
- Não jogo mais bola com aqueles muleques. O Xulé fez uma falta em mim enquanto estávamos jogando bola.
- Você está machucado, Ronaldinho?
- Não, mamãe. Não aconteceu nada, não.
- Ele se desculpou com você, filho?
- Sim, ele pediu desculpas mas eu não desculpei, não. Eu disse que nunca mais brinco com ele.
- Filho, ele não fez por maldade e se desculpou com você. É necessário desculpar para sermos desculpados. Nós também erramos ou vamos errar algum dia e vamos necessitar do perdão de alguém também.
- Não desculpo, não e não. Disse Ronaldinho. Desculpar é coisa de gente fraca.
- Só os fortes sabem perdoar, meu filho. Se você quer ser realmente um garoto forte é necessário aprender a desculpar. E a gente só aprende uma coisa treinando.
Ronaldinho, foi para o quintal bater bola sozinho enquanto pensava nas palavras da mamãe.
Ele pensava se desculpava o Xulé. Ele queria ser forte mas desculpar era dificil pra ele. E pensava, pensava enquanto chutava a bola contra a parede.
- Ei. Ei, Ronaldinho.
- Quem está me chamando?
- Sou eu.
- Eu quem?
- Aqui embaixo. Olha aqui pra baixo.
- Ah, oi, Angélica. O que você quer? Angélica é uma formiguinha amiga que sempre ajuda o Ronaldinho nas horas dificeis.
- Ronaldinho se você quer ter amigos e não viver sozinho é necessário desculpar. Deixa de marra e desculpa o seu amiguinho, vai.
- Quem não desculpa vive só, sem amigos?
- É sim, Ronaldinho. Até nossos amigos mais queridos às vezes nos magoam. Vai lá e desculpa o Xulezinho. Escuta sempre sua mamãe, cara. Ela sabe o que é melhor pra você.
- Tá bom, Angélica. Vou fazer isso. Obrigado por ser minha amiga.
- Amigos são pra essas coisas, cara. Para ajudar nas horas díficeis e brincar nas horas felizes.
Ronaldinho voltou para o campinho e viu os três amigos tristes lá e disse.
- Ei Xulé, eu te desculpo. E me desculpe também por eu agir de forma tão brava com você.
- Claro, Ronaldinho. Dá um abraço aqui, cara. Estava muito chateado pensando que você nunca mais ia falar comigo.
- Eu não ia falar mais mesmo mas minha mãe e a minha amiga Angélica me ensinaram que é necessário desculpar para sermos desculpados.
- Legal, cara.
- Então, vamos terminar o nosso jogo?
- Claro, amigo. Você está pronto pra levar uma goleada?
- Só quero ver. Eu que vou ser o campeão.
E o jogo continuou. A amizade continou. A mãe do Ronaldinho ficou feliz com o aprendizado do filho e abraçou o garoto assim que este lhe contou o que resolveu fazer: perdoar pra ser feliz.

0 comentários: