MINUTOS DE SABEDORIA

terça-feira, 8 de março de 2011

Conta maluca

História: Conta maluca
Tema: Oração. Prece. Ação da prece. Características da prece.

Juninho era um garoto muito estudioso mas ele não se dava muito bem com os números. Fazer continhas de mais e menos sempre foi um problema pra ele. Nas ciências ele tirava boas notas. Com a leitura também. Junhinho também já sabia escrever. Mas quando apareciam números ele se complicava.

A professora Marina, tia Mari como as crianças a chamavam, era muito legal e percebeu que Juninho se desesperava quando via números pela frente e inventava histórias para disfarçar que não sabia o resultado das continhas.

O resultado de 5 laranjas mais 6 bananas ele dizia que era uma sacola cheia de frutas.

Se uma melancia tinha 6 pedaços e depois apareceu com apenas 2 ele respondia que alguém com fome a devorou.

- Juninho, esses números são um problemão, não são? Perguntou tia Mari.

- Se são, tia. É um tal de mais e menos que eu fico maluco.

- Bem, uma prece pode ajudar. Tia Maria disse.

- Prece, tia? Isso é mais uma continha? Se for esquece disso, tia.

- Não, não seu bobo. Prece é uma conversa.

- Conversa, tia? Eu estou precisando é saber quanto é 1 mais 1. Hmm, já sei. A senhora vai é me falar os resultados das continhas das provas, né? Por isso vem com esse papo de prece, de conversa, de blá, blá, blá. Vai me passar uma colinha, né?

- Claro que não, garoto. Estou dizendo que pela prece nós podemos pedir ajuda.

- Pedir ajuda pra quem, tia? Juninho, perguntava quase chorando.

- Pra Deus. Deus é nosso amigo. Ele sempre nos ajuda em nossas dificuldades, sabia?

- Sabia não, tia. Como é esse negócio de prece.

- Prece é uma conversa com Deus. Prece é o mesmo que oração.

- Como fazemos uma oração, tia?

- Da mesma forma que você está conversando comigo, Juninho. Deus e Jesus são nossos maiores amigos.

- E onde a gente encontra Deus, tia?

- Ele está em toda parte. Ele é como o ar: a gente não vê mas sabe que existe. Ele está dentro de nossos corações.

- E onde eu oro, tia?

- Em qualquer lugar. Para falar com Deus pela oração você pode ir no banheiro, num parque, no ônibus.

- Mas eu não sei falar bonito, tia.

- Como não, Juninho? Você sabe falar bonito mas nem precisa falar bonito para Deus nos entender pois além de ele ouvir nossas palavras ele entende nossos pensamentos e nossos sentimentos.

- O que posso falar com Deus, tia?

- Você pode louvar a Deus reconhecendo que Deus nos ama e quer o nosso bem, a nossa felicidade. Você pode agradecer a Deus pela vida, pela saúde, pela alegria, por você saber escrever e ler. Pode ainda pedir. Pedir para você entender melhor como se faz as continhas.

- Ah, e posso pedir um chocolate também, tia?

- Menino danado, pode pedir pro papai trabalhar e te dar sempre o que for necessário.

- Ah, então vou falar com meu amigo Deus, tia. Vou pedir pra ele me ajudar a entender essas continhas malucas.

Junhinho assim o fez. Naquela mesma tarde ele foi pro quintal de casa e orou a Deus. Falou com o querido Deus e reconheceu que Deus pode tudo. Agradeceu pela sua vida e pediu pra entender como se faz as continhas.

Nos próximos dias na escola, Juninho continuou se esforçando e orando. Cada dia ele se dedicava mais para aprender as benditas continhas até que um dia tia Mari disse:

- Parabéns, Juninho. Tirou 10 na prova de matemática. Me conta como você conseguiu isso, menino.

- Sim, tia. Foi meu amigo Deus quem me ajudou. Todos os dias eu rezo. E ele sempre me ouve. Eu pedi para ele me auxiliar a enteder essas continhas e ele tem me ajudado. Todo dia me esforço mais e Ele me abençoa. O resultado taí, tia. 10!

- Parabéns, Juninho. Além de aprender as continhas você tirou 10 também em oração.



Questões para melhorar o entendimento:
Pelo texto, que é Deus?

O que é uma oração?

Onde podemos orar?

Como fazemos a oração?

Quais são as três coisas que caracterizam a oração?

Além de orar o que devemos fazer para Deus atender nossos pedidos?


























.

0 comentários: